segunda-feira, 8 de julho de 2013

☀ Summer #2 - Bronzeado


Quase todas nós gostamos de ter aquele bronzeado bonito, brilhante e dourado, muitas das vezes chegamos até a comprar autobronzeadores. Mas primeiro convém perceber o que está por trás de tudo isto, porque é que às vezes ficamos queimados e outras vezes morenos.

Quando ficamos bronzeados

Começamos a ficar bronzeados quando o pigmento melanina começa a ser produzido devido ao estímulo provocado pela radiação UV da luz solar. A melanina tem a função de absorver essas radiações de modo a proteger as células.

Diferença entre pessoas de pele mais clara e pele mais escura

A melanina, nas pessoas de pele clara, demora alguma tempo a ser produzida, enquanto que, nas pessoas de pele mais escura esta é produzida continuamente, sendo assim as segundas menos propícias a um cancro de pele e as primeiras mais vulneráveis a apanhar queimaduras solares.

Queimaduras

As queimaduras aumentam o fluxo de sangue até à zona afetada, ou seja, as radiações UV fizeram alguns estragos a nível das células e a resposta do nosso corpo é o aumento do fluxo sanguíneo na pele afetada de forma a produzir células e reparar o estrago. A vermelhidão é causada pelo sangue extra.


Espero que tenham gostado :)

Muitos beijinhos e cuidado! 

Follow on Bloglovin

Sem comentários:

Enviar um comentário